Aquecedor Solar

Aquecedor Solar

O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, interessante ser uma fonte energética abundante e gratuita.!

O aquecedor solar é um equipamento responsável por aproveitar a energia do sol para aquecer a água. Ele pode ser usado em residências, edifícios, hospitais, clubes, indústrias, entre outros lugares. O sistema de aquecimento funciona de forma moderna e sempre está sendo aprimorado através das novas tecnologias. Além de fornecer calor para a água usado durante o banho ou na piscina, também é possível transformar a energia solar em energia elétrica, mas para isso se utiliza uma tecnologia diferente. Em todo caso, o sol se revela uma poderosa fonte energética para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. Para garantir a captação de energia do sol, o sistema do aquecedor solar conta com painéis termo-solares, que são instalados numa área que tenha exposição direta, como é o caso do telhado. Contudo, como qualquer equipamento que visa transformar e fornecer energia, o aquecedor solar apresenta prós e contras.

Solicitar Orçamento
1 - Faça seu dimensionamento
2 - Proposta de viabilidade
3 - Negócio fechado
4 - Instalação
5 - Utilização Dia-a-Dia
6 - Benefícios

Vantagens do Aquecedor Solar
O aquecedor solar é viável porque se trata de uma fonte de energia ecologicamente correta, ou seja, não afeta o meio ambiente. O sistema também se revela vantajoso porque tem baixo custo para o usuário, que pode comprar o equipamento completo e arcar com as despesas da instalação sem gastar muito dinheiro. Além de proporcionar o acesso a uma energia limpa, o aquecedor solar também se destaca pelo fato de ser uma fonte gratuita e inesgotável. Ele não pesa no orçamento porque seu sistema depende unicamente no sol, gerando assim economia na conta de luz. O uso de aquecedor solar como fonte de energia em casa é vantajoso, principalmente no Brasil, pois a incidência de raios solares no território acontece durante o ano todo. Com as novas tecnologias que estão influenciando no funcionamento do aquecedor solar, a manutenção também possui baixo-custo. Outra vantagem do sistema é a durabilidade, pois a vida útil dos equipamentos que captam energia do sol ultrapassam 20 anos.

Desvantagem do Aquecedor Solar:
Apesar de ser eficaz em muitos aspectos, o aquecedor solar também possui pontos negativos. Nos dias de baixa insolação, por exemplo, ele não esquenta a água do banho adequadamente. O aquecimento fornecido pelo sistema, também só proporciona calor para os primeiros banhos, tendo assim um limite de água para aquecer ao dia. Dependendo da forma de uso do aquecedor solar, ele pode ser até prejudicial ao meio ambiente, pois ele pode causar desperdício de água.

.

Aquecendo a vida!

Dicas para maximizar o desempenho do sistema de aquecimento de água:

1) - Durante o banho, deve ser usada a menor quantidade de água possível, assim maximizando utilização da que está armazenado no reservatório térmico;

2) - Os banhos podem ser tomados no período da tarde ou à noite, pois nesses períodos há uma maior temperatura da água no reservatório;

3) - Os vidros dos coletores devem ser lavados duas vezes ao ano e a água de todo o sistema deve ser drenada pelo menos uma vez por ano para que sejam eliminadas as impurezas que ficaram acumuladas na tubulação.

Fato é que não tem como viver sem a energia, porém já existem maneiras de se cooperar com o meio ambiente e isso pode ser feito por meio do uso de fontes de energia limpas, como a energia solar e a dos ventos.

É preciso aprender a usar as fontes de energia limpa de maneira inteligente e sem desperdício, por isso um bom começo é fazer a substituição do aquecedor a gás ou elétrico por um sistema de aquecimento solar residencial. Faça uma simples simulação e veja como você poderá contribuir com o planeta e também com o seu bolso!

Como funciona um aquecedor solar

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto por placas coletoras solares e um reservatório de água conhecido como Boile. As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. A energia térmica absorvida pelas placas é transmitida para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico é um recipiente para armazenamento de água aquecida. São cilindros de cobre ou de aço inoxidável, porém isolados termicamente com poliuretano sem CFC (Cloro-fluor-carbono), para diminuir ao máximo as perdas de calor pelo processo de condução térmica. Dessa forma, a água permanece aquecida e pronta para o consumo a qualquer hora do dia ou da noite. A caixa de água fria alimenta o reservatório, mantendo-o sempre cheio.

A água circula entre os coletores e o reservatório graças a um processo chamado de termofissão. Nesse processo, a água dos coletores, que é mais quente, é menos densa que a água do reservatório, portanto, a água fria mais densa empurra a água quente para o reservatório, gerando a circulação.

Exemplos de estruturas de aquecedores solares